Ceará-Mirim tem aspirante ao Diaconato Permanente

Foto: Henrique (Acólito)O agente da Pastoral da Comunicação e da Pessoa Idosa de Ceará-Mirim Elmano Barreto está participando desde o mês de fevereiro deste ano das formações realizadas pela Escola Diaconal Santo Estevão da Arquidiocese de Natal com o objetivo de se tornar mais um diácono permanente na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a qual já conta com o Diácono Emanuel Bezerra. De acordo com Élmano, diferente do Padre, que não pode casar, o Diácono Permanente é um homem casado, um homem que está a serviço de Deus e da Igreja, mas, não pode descuidar de sua família, por isso é tão importante a presença da esposa e o apoio dos filhos.

O curso tem duração de três anos e está dividido em três núcleos: Núcleo Teologia - com aulas administradas pela Faculdade Dom Heitor de Araújo Sales em 20 meses; Núcleo de Teologia Diaconal; e Estágio Pastoral. Os encontros acontecem semanalmente aos sábados. 

Ele ainda explica que para ingressar na Escola Diaconal é necessário a vivência na paróquia exercendo um trabalho pastoral, ter no mínimo 35 anos de idade e uma carta de apresentação expedida pelo Pároco. Com graduação em Gestão Hospitalar, também é ex-aluno do Curso de Comunicação para a Pastoral da Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal - ECAN e atualmente faz o 7º período de Teologia na Faculdade Dom Heitor de Araújo Sales, realizando seu trabalho pastoral no Assentamento Pe. Cícero. É casado com Eletice Cavalcante Leite há 38 anos, têm três filhos e 5 netos, tendo participado ainda do Encontro de Casais com Cristo no ano de 2011.


 

Colaboração: Élmano Barreto (Escola Diaconal Santo Estevão)

Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação - Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (2017)

Área Restrita