Foto: Cacilda MedeirosNo último sábado e domingo (09 e 10), Adriano Israel e José Henrique, coordenadores da Pastoral da Comunicação de Ceará-Mirim, estiveram reunidos com representantes de outras paróquias e o Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal no Centro Marista de Eventos em Extremoz para avaliar a caminhada da Pastoral em 2017 e traçar as diretrizes para 2018 em nível arquidiocesano.

O encontro contou com momentos de formação sobre a Espiritualidade do Agente da PASCOM, assessorado pelo Pe. Antonio Roberto, referencial da Pastoral para o Vicariato Urbano; na sequência, Adriano Israel apresentou a experiência do Projeto Cristonautas, que tem por objetivo difundir o Método da Leitura Orante da Bíblia. Ainda no sábado, apresentação de casos de sucesso da PASCOM nas áreas de transmissões ao vivo/WEBTV (Santa Cruz), Rádio (Taipu), Jornal Impresso (Santuário dos Mártires - Nazaré), Redes Sociais (São José de Mipibu) e Assinaturas da Revista A ORDEM (São Paulo do Potengi) e avaliação das atividades de 2017. À noite, momento de confraternização de  toda a equipe.

O domingo foi destinado a realização do planejamento por Vicariatos encerrando com missa presidida pelo Pe. Rodrigo Paiva, coordenador do Setor de Comunicação. Entre as novidades para 2018 estão a celebração dos 20 anos de atuação da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Natal e uma ação mais efetiva da Pastoral para difundir à Devoção aos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.

 

Conforme acertado durante as celebrações em 2016, as missas de Natal e Ano Novo que costumeiramente aconteciam à meia-noite do dia 24 para o dia 25 de dezembro, e do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro, este ano serão realizadas a partir das 21h. De acordo com o Pe. Bianor Júnior, pároco de Ceará-Mirim, a mudança se deu principalmente para facilitar a participação dos fieis que moram em localidades mais distantes da Matriz. Vale ressaltar que a missa do ano novo (31/12) será precedida de momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento a partir das 20h, como vinha acontecendo nos últimos anos.

12 encontrosdenatalNesta terça-feira (12) os agentes da Pastoral Familiar inicia Encontros de Preparação para o Natal na residência de famílias da cidade, refletindo o tema "O Natal dos Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e Na Sociedade". O papel do leigo, meditação da Palavra, significado dos símbolos do Natal e Gesto Concreto fazem parte de cada um dos 4 encontros, os quais serão encerrados com momento de pregação e louvor no próximo dia 22 no Loteamento São José, adotado como área de missão pelo Setor Família Paroquial.

No dia 23, realizam a celebração natalina da Pastoral Familiar, encerrando assim as atividades para o ano de 2017.

12 campanhadenatal

A Pastoral da Criança de Ceará-Mirim juntamente com os integrantes do grupo Solidários por Amor, realizam campanha de arrecadação de brinquedos os quais serão doados às crianças atendidas pela Pastoral. As doações podem ser realizadas até o próximo sábado (16/12) nos seguintes locais: Saint´Apollinaire, Mercantil Luminar, Nossa Fábula e Capricho Baby.


 Colaboração: Fernanda Souza (Solidários por Amor)

A Assembleia Pastoral Paroquial de Ceará-Mirim acontece no próximo sábado e domingo. O primeiro dia será realizado nos próprios setores territoriais e pastorais, onde as comunidades e grupos traçarão as atividades que desejam executar em 2018. Já no domingo, o encontro acontece no Colégio de Santa Águeda a partir das 08h com momentos de acolhida, oração, reflexão sobre o tema "Catequese - Caminho para o Discipulado" e principais aspectos avaliados como positivos pelos setores. Na parte da tarde, os encaminhamentos e ajuste de datas com o pároco de Ceará-Mirim - Pe. Bianor Júnior, encerrando com a missa na Igreja Matriz a partir das 16h. 

 São convocados a participar até dois representantes de cada grupo ou comunidade.

Veja abaixo o cronograma das reuniões nos setores.

 

01 pedalada

Ainda na Programação Social da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2017, a Pastoral do Esporte promove neste domingo (03) a 6ª edição da Pedalada Paroquial, este ano refletindo o tema "A exemplo do protomártires, pedalamos testemunhando nossa fé!".

A saída está prevista para às 08h do Largo Frei Damião, percorrendo o roteiro das capelas. Uma das novidades este ano é a parada na Capela de São Bento Abade, no Novo Horizonte, e o encerramento que se dará na Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, no Conj. Luiz Lopes Varela. A participação é gratuita, porém aqueles que fizerem doação de brinquedos ou alimentos concorrerão a sorteio de brindes.

30 imaculadaAs mídias da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Ceará-Mirim ultrapassaram a marca de 1,3Milhão de visualizações em 2017. De acordo com Adriano Israel, coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, dentre as ações planejadas para 2017 estava superar a marca de 1 milhão com as publicações nas diversas ferramentas utilizadas pela PASCOM: Site, Facebook, Instagram, Twitter, Webrádio e Webtv. "Iniciamos o mês de novembro faltando pouco mais de 100 mil visualizações e acabamos ficando surpresos ao atingirmos mais de 270mil visualizações somente no dia da Abertura da Festa (28), com picos superiores a 200 visualizações simultâneas, inédito até então para gente. Creio que se deu principalmente em função da regularidade das transmissões ao vivo das celebrações (missas e adorações) que buscamos ter no segundo semestre", disse Adriano.

Segundo ele, uma das principais satisfações é que as pessoas que acompanham através das redes sociais realmente participam do momento litúrgico, deixando respostas daquilo que se passa na Igreja nos comentários da publicação. "Esperamos continuar aprimorando nossas atividades, e quem sabe, superar um milhão de visualizações contando apenas o período da Festa!", concluiu Adriano.

 

30 tendaludicaDesde 2015, dentro da programação da Festa de Nossa Senhora da Conceição, é armada uma tenda no Largo Frei Damião com o objetivo de entreter crianças de 04 a 07 anos de idade enquanto os seus responsáveis participam das celebrações das novenas na Igreja Matriz. Todas as atividades são gratuitas, entre as quais estão o Espaço Literário, Cantinho de Evangelização, Oficina de Arte, Brinquedoteca e Oficina de Música. Observa-se, que em função da disponibilidade para acompanhamento destas ações, apenas 35 crianças podem estar na Tenda a cada noite.

A Tenda Lúdica funciona a partir de hoje (30) até o dia 07 de dezembro. Acompanhe o projeto completo desta ação, inclusive a programação das atividades a cada noite.

10 cartelaacao

Ainda dentro da Programação Social da Festa de Nossa Senhora da Conceição no dia 08 de dezembro acontecerá o sorteio da Ação Entre Amigos. A principal novidade este ano é para o 4º Prêmio, um carro 0km. De acordo com Pe. Bianor Júnior, pároco de Ceará-Mirim, essa atividade é uma das principais fontes de recurso do evento, que ainda será utilizada para quitação de alguns compromissos referentes às obras de restauração da Matriz.

Embora os valores dos prêmios tenham sido incrementados, a cartela permaneceu com o mesmo preço do ano passado - apenas R$ 10,00. Os interessados em colaborar podem adquirir com os vendedores ou na Tenda da Ação, montada no pavilhão da Festa. Além do carro, serão sorteados 01 fogão (1º Prêmio), 01 Televisor (2º Prêmio) e 01 Refrigerador (3º Prêmio).

A Programação Social da Festa de Nossa Senhora da Conceição segue até o próximo dia 08/12 no Largo Frei Damião, onde funciona praça de alimentação com cardápio variado ao som de atrações musicais da própria cidade. No dia 28, abriu esta programação Shygeak e Banda e ontem foi a vez de Coroné Ananias. Acompanhe a seguir a agenda cultural para as demais noites:

30/11 (Quinta-feira) - Márcia & Douglas
01/12 (Sexta-feira) - Companhia do Forró (Noite Nordestina)
02/12 (Sábado) - Wesley e Banda
03/12 (Domingo) - Lindinho Estilizado e Banda
04/12 (Segunda) - Coral da Prefeitura de Ceará-Mirim & Tita dos Canaviais
05/12 (Terça-feira) - Vânia Simeão e Convidados, uma homenagem a Danny Nascimento (falecida em agosto deste ano)
06/12 (Quarta-feira) - Orquestra Prime (Jantar de Adesão)
07/12 (Quinta-feira) - Misael Coelho e Banda (Barraca com leilão de garrotes)
08/12 (Sexta-feira) - Joãozinho Sobral e Banda (Barraca com leilão de garrotes)

 

Página 1 de 24

Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação - Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (2017)

Área Restrita