NOS PASSOS DOS SANTOS (EP. 03 - SANTO INÁCIO DE LOYOLA)

Nascido na Espanha no ano de 1491, Santo Inácio de Loyola foi um santo que aplicou a bravura soldadesca no campo da fé e da evangelização, para isso tendo fundado uma das ordens mais atuantes da história da Igreja.

 

Ele foi soldado em sua juventude. Durante uma batalha foi ferido nas pernas por uma bala de canhão.

Sua recuperação foi bastante problemática, quase tendo morrido. Durante sua recuperação, entrou em contato com duas obras religiosas: a famosíssima Legenda Áurea (que narra a vida dos santos) e sobre a vida de Jesus, de modo que se converteu à vida religiosa.

Santo Inácio passou a desenvolver forte espiritualidade, de modo a escrever os seus famosos Exercícios Espirituais”. Durante várias viagens que fez em sua jornada de aprofundamento da fé, o santo passou por provações. Chegou a ser preso e a mendigar.

Durante estudos em Paris, conseguiu companheiros de vida, dentre os quais o também santo Francisco Xavier (futuro missionário na Índia e Japão).

Ainda na França, fez votos religiosos e se comprometeu a colocar seus préstimos em favor do Papa, que aliás se tornaria um dos votos da ordem religiosa.

Em Roma, Santo Inácio organizou com seus seguidores a Companhia de Jesus que era uma ordem religiosa aprovada pelo Papa Paulo III. No vídeo abaixo, vamos conhecer um pouco mais da Companhia.

Santo Inácio morreu em 1556. Sua memória litúrgica é realizada no dia 31 de julho.

 

Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação - Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (2017)

Área Restrita