NOS PASSOS DOS SANTOS (Ep. 02 - São Cristóvão)

São Cristóvão é um dos santos mais populares da Igreja, considerado protetor dos viajantes e motoristas. No Brasil, existe muita devoção ao redor deste santo que é honrado em grandiosas procissões motorizadas.

É Considerado por uma antiga devoção popular como um dos “14 santos auxiliadores”. São Cristóvão era de origem cananeia, tinha por nome de nascimento “Réprobo”, tendo se tornado Cristóvão após sua conversão ao cristianismo. Era um homem alto, forte e muito corajoso.

Era servo do rei de Canaã até o dia em que teria pedido dispensa de seus serviços ao rei para sair em busca do príncipe mais poderoso que encontrasse para que pudesse servi-lo.

 

Distante de sua terra natal, passou então a servir um outro rei muito conhecido pelo seu poder e autoridade. No entanto, Cristóvão observava que este rei sempre fazia o sinal da cruz, quando alguém mencionava o demônio. Isto o deixou intrigado, a ponto de questionar o rei sobre o porquê dele fazer aquele gesto com tanto temor ao ouvir falar sobre o demônio. Cristóvão então julgou ser o demônio alguém mais poderoso que aquele rei e decidiu servi-lo.

 

Foto: procissão motorizada em honra a São Cristóvão

 

Tendo encontrado o demônio, passou a ser seu servo. No entanto, observou que ele demonstrava medo ao passar próximo a Santa Cruz de Cristo. Questionado por Cristóvão, o capeta teria confessado que aquele símbolo remetia à redenção da humanidade por meio de Jesus Cristo, por isso ele a evitava.

Diante da explicação do diabo, Cristóvão decidiu servir a Jesus, que ele julgou ser mais poderoso. Logo passou a procurar Nosso Senhor, porém sem conseguir encontrá-lo. Deparou-se com um eremita que aconselhou Cristóvão a se fixar às margens de um rio próximo dali e ajudasse as pessoas que quisessem atravessá-lo. Segundo o eremita, esta seria a forma como o santo encontraria Jesus. Foi o que nosso santo gigante fez. Construiu uma cabana próximo ao rio e auxiliava os viajantes a atravessá-lo de uma margem a outra.

Durante este período um fato extraordinário aconteceu com o santo. Para saber o que houve e como o acontecimento mudou a vida dele, assista o vídeo abaixo.

Na próxima publicação, vamos conhecer o santo fundador de uma das ordens religiosas mais atuantes da Igreja e que conta entre seus membros um carismático Papa.

Aguardem.

 

Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação - Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (2017)

Área Restrita